Bateu na Trave E Foi Gol- The Voice Histories #6

Amir Bliacheris
6 min readFeb 25, 2019

--

Um menino português que foi finalista de dois The Voices na França e que representou o país na maior competição de música da Europa no ano seguinte, o Eurovision, é o nosso protagonista do The Voice Histories #6. Conheça mais de Lisandro Cuxi!

Lisandro Cuxi, nosso protagonista.

Raízes

Nascido em 17 de Julho de 1999 em Lisboa, Portugal. Lisandro Cuxi é filho de cabo-verdianos, país de língua portuguesa na costa africana, mas desde os 9 anos mora na França. Foi lá que construiu sua carreira musical.

2015: A Primeira Tentativa

No The Voice Kids de 2015 da França, Lisandro cantou “Run To You” da Whitney Houston, levando os técnicos Louis Bertignac, Patrick Fiori e Jenifer a virarem suas cadeiras ao jovem de 15 anos, acabou por escolher a última citada para ser sua técnica.

Nas batalhas, Lisandro estava inseguro quanto as notas mais altas ou agudas. Na batalha contra Ferhat (12 anos) e Mehdi (15), Lisandro supera a insegurança, arrasa e conquista a vitória.

Na final, Lisandro canta “Lettre à France” de Michel Polnareff e a mesma música da audição, “Run To You” de Whitney Houston. Junto com sua técnica e os outros três finalistas, cantam “Shake It Off” da Taylor Swift. Após restarem apenas Lisandro (Time Jenifer), Léo Ristorto (Time Louis) e Jane Constance (Time Patrick) é anunciado o vencedor. Lisandro bate na trave, fica atrás de Jane na votação e fica com o vice.

Lisandro na sua primeira audição.

2017: A Briga Com Os Grandes

Em 2017, aos 17 anos, volta a participar do The Voice France, só que dessa vez, no adulto.

Nas audições, vai ao palco cantar “Can’t Stop The Feeling” sucesso do Justin Timberlake. Seu talento leva Zazie, Mika, Florent Pagny e Matt Pokora a virarem suas cadeiras, levando Lisandro a conseguir 100% de aproveitamento nas blind auditions que participou. Acaba por escolher o estreante Matt Pokora como técnico. Ele foi o primeiro participante a escolher Matt como técnico naquele ano, já que foi o Quarto participante a se apresentar na temporada.

Lisandro começando sua jornada no The Voice Adulto

Batalhas

Após ser o primeiro participante a ir para o Time Matt, Lisandro contra Angelo Powers inauguraram as batalhas da temporada. Ao som de “Runnin’ “ música cantada por ninguém menos que Beyoncé originalmente, Lisandro mostra seu talento e vai para o Knockout round (três participantes se apresentam e o técnico escolhe um para avançar).

Lisandro (esq.) e Angelo (dir.) se apresentando.

Knockout Round

Lisandro Cuxi, Karla e Vincent Vella. Esse trio duela entre si pela preferência de Matt Pokora para ir as Lives. Lisandro canta “Elle m’a aimé” música de Kendji Girac. Após essa apresentação, Matt declara que Lisandro vai para as Lives!

Lives

Nas Lives, quatro participantes de cada time entram mas somente dois avançam. Nela, cada participante se apresenta uma vez. O técnico salva um e o público salva mais dois, quem sobrar é eliminado. Depois, os três que restam se apresentam de novo com o técnico mandando um para as semifinais e o público manda outro. Quem sobrar dessa vez, volta para casa também.

Na primeira apresentação, Lisandro canta “24K Magic” do Bruno Mars. Matt acaba salvando Ann-Shirley Ngoussa, Lisandro acaba sendo salvo pelo público.

Na segunda apresentação, Lisandro, Ann-Shirley e Marius duelam por duas vagas nas semifinais da Equipe Matt. Lisandro canta “Love On The Brain” da cantora Rihanna, Ann-Shirley canta “Marcel” de Christophe Maé e Marius canta “Wake Me Up Before You Go-Go” da dupla Wham!

Matt acaba salvando Ann-Shirley de novo e manda ela para as semifinais. O público decide que Lisandro permanece na competição!

Semifinais e a Última Decisão de Matt Pokora

Nas semifinais, o técnico distribui 50 pontos entre os semifinalistas não podendo empatar, e o público dá 100 votos contados em forma de porcentagem. Quem receber mais votos na soma, vai a final.

Nas semifinais, Lisandro canta “Si Seulement Je Pouvais Lui Manquer” do cantor Calogero depois de cantar “Without You” música de David Guetta junto com Usher. Após as apresentações os resultados.

Matt finalmente dá uma vantagem a Lisandro. Os pontos ficam 26 x 24 para Lisandro. Se Ann-Shirley recebesse pelo menos 2,1% a mais que Lisandro, ela avançava. O público decide e o resultado é de 79,7% dos votos para Lisandro, que ganha por 105,7 x 47,3 na soma.

Entre os 8 participantes, Lisandro foi quem teve a maior porcentagem do público (79,7), a maior soma (105,7) e a maior diferença de pontos (58,4).

O que impressiona é que entre os perdedores, Ann-Shirley ficou empatada em pontos com Matthieu Baronne, da Equipe Zazie, mas devido aos votos do público a Equipe Matt teve a maior diferença. A Equipe Zazie teve o placar de 102,7 x 47,3.

Final

Na final, Lisandro chega junto com Lucie Vagenheim (Equipe Florent), Vincent Vinel (Equipe Mika) e Nicola Cavallaro (Equipe Zazie). Lisandro canta “L’envie d’aimer” de Daniel Lévi para impressionar o público.

Ainda na final, os 4 finalistas cantam uma música com seu técnico e um dueto com algum artista.

Lisandro decide cantar “Cry Me A River” de Justin Timberlake no dueto com Matt Pokora. Ele escolhe o rapper Soprano para fazer um dueto e os dois cantam “Mon Everest” música do próprio Soprano em parceira com Marina Kaye na versão original.

Lisandro com seu merecido troféu

Após as 14 apresentações (3 de cada finalista, 1 com os Quatro finalistas e 1 do campeão da edição anterior, Slimane Nebchi) é realizado o anúncio do vencedor. Com 32,4% dos votos, LISANDRO CUXI VENCE o programa! Superando o trauma de dois anos antes! Ele ficou com uma boa vantagem para o segundo lugar, 6.4% dos votos para Lucie Vagenheim que ficou com 26% dos votos. Completando os finalistas, Vincent Vinel recebeu 23.7% dos votos e ficou em terceiro lugar. Já Nicola Cavallaro foi o único com menos de 20%, ficando com 17.8%

Eurovision

O Eurovision é a maior competição de música da Europa. Lisandro quase representou a França na competição que seria realizada em Portugal, país onde nasceu. Ele obteve 162 pontos com a música “Eva” e ficou atrás de “Mercy” de Madame Monsieur. Lisandro ficou em segundo lugar na disputa para representar a França no Eurovision.

A França ficou com a Décima Terceira colocação, foram Vinte Seis na final que conta com Alemanha, Espanha, França, Itália, Reino Unido e o país anfitrião já classificados sem precisar passar pelas semifinais.

No final o Eurovision foi vencido pelo país que torço todo ano, Israel. Em 2018, Netta Barzilai e sua música “Toy” levou o título. No ano que comecei a acompanhar a competição (2017), Israel ficou entre os 3 piores dos 26 finalistas. Em 2018 venceu a competição. Detalhe: O campeão sedia a competição no ano seguinte.

Conclusão

Lisandro já lançou um álbum após vencer o The Voice. O álbum chama Ma bonne étoile (Minha estrela da sorte, em português). Sua música de maior sucesso é Danser, o clipe da música tem 23 milhões de acessos no YouTube. Ela foi lançada em 4 de Agosto de 2017.

Na música Danser, ele faz uma menção ao país de sua família, Cabo Verde, que é um arquipélago.

“ Oh, je te promets
Que je viendrai te rencontrer
Mon île adorée
Je sais déjà qu’on va s’aimer
Et j’te ferai danser”

Traduzindo é:

“ Oh, eu prometo a você
Que eu irei conhecer você
Minha amada ilha
Eu já sei que nos amaremos
E eu vou fazer você dançar”

Nosso próximo participante foi mencionado no texto. Aguardem…

--

--

Amir Bliacheris
Amir Bliacheris

Written by Amir Bliacheris

Estudante de jornalismo da PUCRS e dono da página Sabedoria Enefeu no Facebook, Insta e X. Aqui terá textos exclusivos que não aparecerá em nenhum site/página.

No responses yet